Voltar 21 de Setembro de 2021
  • Inovação

  • min

Como uma cidade se transforma?

É muito provável que esta dúvida esteja presente entre muitos gestores municipais: como iniciar a transformação em sua cidade?  De acordo com a especialista em Cidades Criativas e curadora do 4º Seminário Cidades que se Reinventam, Ana Carla Fonseca, “existem muitos processos que são como alguém acendendo um palito de fósforo que pode desencadear a mudança em uma cidade”. Este alguém pode ser o governo, o setor privado ou a sociedade civil. “Mas para este palito virar fogo precisa do oxigênio das outras instituições”.

“O 4º Seminário Cidades que se Reinventam foi concebido para atender à diversidade dos municípios brasileiros, proporcionando conteúdo fundamental para sua reinvenção, independentemente de seu porte, de seus aspectos geográficos ou peculiaridades regionais”, destaca Ana Carla. O público-alvo são prefeitos, vereadores, secretários e profissionais dedicados ao planejamento da gestão municipal.

Confira informações detalhadas da programação no site www.cidadesquesereinventam.com.br. Procure o Sebrae da sua região e solicite um link para participação. Os participantes terão acesso a todos os conteúdos da plataforma do evento pelo prazo de seis meses.

Cidade Empreendedora

Quando se fala em transformação do ambiente de negócios dos municípios, é preciso citar o programa Cidade Empreendedora do Sebrae/SC. A iniciativa é dividida em cinco pilares de ação: liderança, desburocratização, compras públicas, Sala do Empreendedor e Educação Empreendedora. Além dessa base, comum a todos que aderirem ao programa, o município pode escolher entre as mais de 70 soluções disponíveis quais deseja executar, organizadas em 11 verticais estratégicas: Cidade Líder, Cidade Confiável, Cidade Agro, Cidade Mulher, Cidade Comunicativa, Cidade Educadora, Cidade Sustentável, Cidade de Negócios, Cidade Turística, Cidade Criativa e Cidade 4.0.

Santa Catarina é um dos estados que conta com o maior número de cidades atendidas. Dos 295 municípios do Estado, 72 deles participam do terceiro ciclo do Programa. O gerente de desenvolvimento regional do Sebrae Santa Catarina, Paulo Rocha, afirma que a iniciativa revolucionou as cidades em diversos aspectos. “Em Florianópolis, por exemplo, o empreendedor levava 90 dias para abrir uma empresa. Hoje, após a participação no Cidade Empreendedora, esse prazo é de cinco dias úteis. Isso reflete diretamente na criação de empregos. Mesmo durante a pandemia, Santa Catarina é o estado que, proporcionalmente, mais abriu empresas, gerando um saldo positivo de postos de trabalho”, declara.

Conteúdos Relacionados

Não há postages relacionadas.

Apoio Técnico:



Curadoria

Realização

Powered By

Não perca nossas novidades, assine nossa newsletter