Voltar 30 de Setembro de 2021
  • Inovação

  • min

A educação valorizou o empreendedorismo, a literatura o turismo

Uma cidade mineira e outra portuguesa são exemplos de estimulo à economia local

Uma encontrou a solução estimulando a educação. A outra, na literatura. Uma criou um ambiente favorável para o desenvolvimento tecnológico e inovação. A outra ganhou força econômica no turismo.

As cidades de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, e de Óbidos, em Portugal, são exemplos de ações que focaram o estímulo às potencialidades locais para a expansão econômica.

O prefeito do município mineiro, Wander Chaves, e a Coordenadora da Óbidos Vila Literária, Paula Ganhão, participaram do evento online “Cidades que se Reinventam”, comentando a temática “ Pequenas cidades de grande criatividade – diálogo Brasil-Portugal”.

Santa Rita do Sapucaí carrega um título diferenciado. É considerada a cidade sede do chamado “Vale da Eletrônica”. E essa referência foi iniciada há 60 anos. Quando uma senhora chamada Sinhá Moreira viabilizou o primeiro curso de eletrônica para os moradores. A partir disso, foi dada a expansão de novos cursos ligados à engenharia elétrica e de telecomunicações, além de faculdade de administração e sistemas de informação.

Hoje, a cidade abriga 150 pequenas e médias empresas ligadas à área de base tecnológica, que se soma à atividade agrícola na base da economia local.

Há quase uma década Santa Rita deu um passo no fortalecimento da economia criativa para melhorar a qualidade de vida.

O Poder Público foi motivador para unir empresas e sociedade, com base no conceito “pensar certo para fazer certo”, do educador Paulo Freire, e nas inspirações dos anos 60, que trouxeram aprendizados pelas lutas dos direitos civis, com motivação para a união, sem tirar a autonomia das instituições, criatividade, integração das culturas.

Os princípios destas ações foram trabalhar o empreendedorismo como realização, a tecnologia com inclusão, a arte como criatividade e a ética para a cidadania, cuidado e bem-estar.

Essa ação acabou sendo um modelo educacional de um projeto de educação para a cidade. Em 2019 teve mil ações em um ano para estimular empreendimentos criativos, como a realização do Festival de Criatividade e Inovação, que envolve empresas e instituições de ensino.

“Construímos aqui, sem ser um conceito fechado, um caminho e um valor onde podemos trabalhar a autoconfiança, a autoestima, encontrar novos caminhos de desenvolvimento, momentos de autorreflexão para saber que caminho trilhar e, sobretudo, um propósito que o ambiente deve ser amoroso. É o amor que fomenta a aproximação entre as pessoas”, orgulhou-se o prefeito Wander Chaves.

Livraria na igreja, na vinícola, na praça…

O livro está em toda a parte. Na vinícola, no restaurante, na praça, no museu, na igreja e até no corpo de bombeiros. A cidade se tornou uma imensa livraria, depois que encontrou na literatura a solução para atrair turistas na baixa temporada do inverno Europeu.

Assim, a pequena cidade portuguesa de Óbidos, localizada a 80 quilômetros ao Norte da capital Lisboa, virou uma referência literária para o País.

A ideia surgiu em 2012, quando foi criada uma estratégia para atrair mais visitantes. Foram desenvolvidos projetos de estímulo a partir da organização de eventos e, com o passar do tempo, a literatura se tornou um elemento de motivação para recuperar o patrimônio cultural e histórico da cidade.

A primeira iniciativa foi montar uma livraria dentro de uma igreja para estimular uma campanha de recuperação ao prédio histórico daquele templo. A proposta deu tão certo que outros lugares viraram abrigo para a venda de livros.

A coordenadora da Óbidos Vila Literária, Paula Ganhão, destaca os três momentos que culminaram com essa nova realidade para a cidade de apenas 11 mil moradores.

“Trabalhamos primeiramente na configuração do espaço urbano, repensando os edifícios e cenários para serem atrativos. Depois definimos um calendário de eventos envolvendo os livros. E agora estamos valorizando a vertente humana da nossa população, para que se sintam cada vez mais integrados a essa proposta. Com isso, estimulamos os escritores locais a participarem dos eventos e a comunidade a interagir”, explicou Paula.

A iniciativa ganhou corpo e adeptos. O turismo aumentou. Por ano, cerca de dois milhões de visitantes participam dos eventos de Óbidos. O maior deles é o Festival Literário Internacional, que reúne editora, escritores e um público seleto, apaixonado pela leitura durante onze dias de atividades. A meta é ter cinco grandes eventos por ano.

Conteúdos Relacionados

Não há postages relacionadas.

Apoio Técnico:



Curadoria

Realização

Powered By

Não perca nossas novidades, assine nossa newsletter